Horta Escolar

O Projeto Horta é realizado na disciplina de Ciências com os alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 8º Ano. Está sendo desenvolvido há três anos e promove aulas práticas para aprender a lidar com o solo, terem uma alimentação saudável, plantar legumes e verduras sem agrotóxicos, considerando que o consumo de hortaliças auxilia na promoção da saúde, preparar uma horta vertical com garrafas descartáveis, entre outros.

Já foram plantados tomate, cenoura, alface, rúcula, coentro, cebolinha, couve e ervas medicinais (horta vertical).

O colégio disponibiliza um espaço proveitoso para a acomodação da horta, a montagem dos canteiros foi feita com divisórias de garrafas pet preenchidas com solo adubado, a horta suspensa também foi feita com garrafas pet.

A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.