Projetos

VIVER PARA O BEM

dia das crianças (2)

A semana da criança contou com o projeto “Viver para o bem” que visa estimular a auto-estima da criança, evidenciar direitos e deveres dos mesmos, desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual, aprender a dividir e a amar o próximo.

Foi voltada com a palestra da psicóloga da escola que mostrou o significado da valorização humana, como a criança deve ser respeitada e amada e qual a sua função social para o mundo.

Teve como objetivo promover atividades extraclasses variadas e interessantes, como teatro e canto apresentado pelos professores visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. Na oportunidade as crianças pintaram com as mãos suas camisetas.

UM DIA DIVERTIDO NA ESCOLA

teatro (2)

O projeto é realizado todas as sextas-feiras e engloba alunos da educação infantil que participam de uma hora de entretenimento com apresentações teatrais, show de mágica, dança, música e brincadeiras feitas pelos próprios professores.

 

O objetivo deste projeto é interagir entre as crianças da educação infantil e realizar atividades de recreação entre as mesmas.

OLIMPEINSTEIN

DSC05070

A OlimpEinstein acontece durante três dias no segundo semestre escolar para que os jovens (do 4º Ano ao 3ão ) se confraternizem e interajam em jogos de handebol, vôlei e futsal, além de gincanas culturais e lúdicas. Durante o evento, ganha pontos também a equipe que mais arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e calçados em bom estado. No ano de 2013 foram arrecadados 1397 quilos de alimentos, distribuídos para a população de baixa renda, na periferia da cidade. Cada equipe manda confeccionar sua camiseta com logotipo e dizeres próprios, lançando assim sua marca por um bom tempo, já que as mesmas podem ser usadas como uniforme no período vespertino.

NOITE DO PIJAMA

_MG_1305 cópia

A noite do pijama é muito esperada pelas crianças da Educação Infantil e o Ensino Fundamental I que tem o objetivo de fechar o ano com todos na escola, onde jantam, brincam e dormem na Instituição, acompanhadas dos professores e auxiliares.

A criança leva o seu colchão e cobertor e recebe todo o acompanhamento durante a noite que começa cheia de atividades, lanches, brincadeiras, histórias e muita alegria com a entrega de um presente pelo Papai Noel e finaliza na manhã seguinte com um delicioso café da manhã.

É uma experiência marcante para o aluno que deixa a sua casa e muitas vezes nunca dormiu fora. É uma forma de passarem a ter mais confiança em si mesmos demonstrando responsabilidade no seu desenvolvimento como cidadãos do mundo.

NATAÇÃO

_MG_1143 cópia

Estudos indicam que a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contra indicações, em todas as idades. Além disso, a natação trabalha todos os grupos musculares.

As crianças que praticam natação desde pequenas desenvolvem mais cedo as habilidades físicas, visuais e motoras.

Veja as vantagens da natação infantil: 

  • Melhora o desenvolvimento neuromotor;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Ativa e dá mais mobilidade às articulações;
  • Desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo;
  • Estimula um sono mais tranquilo;
  • Reforça o apetite;
  • Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança.

 Visando os benefícios no desenvolvimento da criança, o colégio oferece, dentro da matriz curricular, este diferencial, sendo as aulas ministradas pelos professores José João G. Aguiar e Fernando G. de Almeida.

HORTA ESCOLAR

projeto horta escolarO Projeto Horta é realizado na disciplina de Ciências com os alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 8º Ano. Está sendo desenvolvido há três anos e promove aulas práticas para aprender a lidar com o solo, terem uma alimentação saudável, plantar legumes e verduras sem agrotóxicos, considerando que o consumo de hortaliças auxilia na promoção da saúde, preparar uma horta vertical com garrafas descartáveis, entre outros.

Já foram plantados tomate, cenoura, alface, rúcula, coentro, cebolinha, couve e ervas medicinais (horta vertical).

O colégio disponibiliza um espaço proveitoso para a acomodação da horta, a montagem dos canteiros foi feita com divisórias de garrafas pet preenchidas com solo adubado, a horta suspensa também foi feita com garrafas pet.

A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.