Ensino Fundamental – I

Nossa proposta, através do material utilizado é condizente com o momento atual da educação, tendo os professores alternativas para recriar o cotidiano.

As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar favorecem uma aprendizagem significativa e funcional.

Quanto aos contextos de desenvolvimento, privilegiamos as seguintes questões:

– desenvolvimento cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e as habilidades de linguagem e representação.

– desenvolvimento moral: valores e crenças;

– desenvolvimento socioafetivo: autoestima, empatia e relações interpessoais.

As interações desses três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação de novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do aluno, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.

Para esse nível de ensino enfatizamos um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende.