Ensino Médio

Os projetos educativos organizados para o Ensino Médio privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido. Para isso, as situações de ensino enfatizam a atividade mental dos alunos, orientando-os para o estabelecimento de relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem.

As propostas de trabalho educativo e instrucional adotam formas diversas, considerando-se a peculiar natureza social e cultural dos conteúdos escolares sempre dinamizadas para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos, propiciando por isso, momentos em que aprendem a confirmar ou a rever, elaborando os entendimentos que trouxeram para a sala de aula.

Também são exploradas as situações nas quais o objeto de estudo é apresentado a partir de diferentes perspectivas referenciais. Assim, um tratamento diferenciado é construído para explorar as informações conhecidas das não conhecidas, permitindo a adaptação do desenvolvimento dos conteúdos às características dos alunos, do contexto educativo e à sua própria concepção de ensino.

Nossos projetos consideram as necessidades formativas que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais e de trabalho da contemporaneidade, contemplando ainda os aspectos que estabelecem os padrões exigidos para o acesso a níveis de Ensino Superior.

A proposta de Ensino Médio, portanto propõe-se a desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico mas também na sua vida cotidiana, utilizando para essa finalidade educativa, conteúdos específicos de cada área sob enfoques de intervenção educativa diferenciada.