Ensino Fundamental – II

A intencionalidade do processo de ensino nesse nível aponta para o desenvolvimento da inteligência, para a autonomia dos alunos resolverem problemas para a maturidade social que permite se relacionarem mais plenamente com os outros. Pensando no compromisso científico e de formação humana da escola, as sequências didáticas são elaboradas para permitir que os alunos aprendam a explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles.

Outro foco do olhar educativo nessa fase de ensino se direciona para a necessidade dos alunos acentuarem a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo. Por isso, a exploração do diálogo com todas as formas de arte. Queremos educar pessoas capazes de construir sua própria visão de mundo, articuladoras de um projeto de vida autônomo que se relaciona positivamente com os outros.

De um modo geral, o Ensino Fundamental II privilegia os aspectos tratados na fase anterior, aprofundando-os por meio do desenvolvimento de relações entre conhecimentos, os quais surgem, pela necessidade de dar respostas a situações significativas de ensino.